Os portugueses merecem melhores salários

Dec 15, 2021 0 comment(s)

Em Portugal, o salário médio é mais baixo do que a média da União Europeia. Em 2020, o salário médio português foi cerca de 73% do da média da UE-27 e 49% do de Luxemburgo, o maior da União Europeia.

Esta discussão é geralmente acompanhada pelo comentário de alguém que nos diz “mas em Portugal o nível de vida também é mais baixo, então é normal que os salários sejam mais baixos”. Devo começar por esclarecer que estes números já têm em conta a paridade de poder de compra (PPP), isto é, estamos a avaliar os salários considerando o nível de vida de cada país.

Mas por que razão isto acontece? Vou começar com conceitos muito simples – a procura e oferta de trabalhadores. Um aumento da procura por trabalhadores, mantendo-se constante a população disponível para trabalhar, implica um aumento dos salários, pois é valorizada a mão de obra existente face à sua maior procura. Assim sendo, seria necessário que as empresas existentes aumentassem as ofertas de trabalho ou que existissem mais empregadores na economia como um todo.

Leia o artigo completo aqui!