Entrevista com o bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados

Jul 27, 2016 0 comment(s)

Nos dias de hoje, o contabilista certificado (CC) é um profissional reconhecido, especialmente no seio das pequenas e médias empresas querepresentam mais de 95% do tecido empresarial português.

Na OCC estão inscritos 72 mil profissionais, mas exercem a profissão cerca de 32 mil. Os restantes 40 mil mantêm-se ligados à Ordem, mas não exercem, como é o caso de muitos directores financeiros de empresas, professores universitá- rios, entre outros.

Quais os principais desafios com os quais se depara a Ordem?

São diversos os desafios que temos pela frente. Pugnamos pela credibilidade da profissão, pela notoriedade do contabilista. O grande desafio é fazer de cada profissional um contabilista cada vez mais capaz, cada vez mais preparado técnica e profissionalmente. Que seja capaz de se assumir como ente determinante na boa gestão das empresas e no suporte vital da acção do empresário. Enquanto entidade reguladora da profissão temos uma grande prioridade, que nos norteia há 20 anos: formar cada vez melhor o contabilista. Quando acaba os seus estudos, ele(a) tem apenas uma licença para aprender. Há muitas alterações legislativas na área tributária. 0 • contabilista tem de estar em constante formação, aprendizagem.

Leia a entrevista completa aqui.